Principal nome do funk no Centro-Oeste, Mc Jacaré se prepara para mais um grande marco da carreira. Nesta sexta-feira, 16 de agosto, o artista de 21 anos lança, via Ditto Music, “Eletrofunk Raiz”, seu novo álbum que explora o gênero que o tornou referência nacional e que já chega estourado. A faixa de trabalho, “Pinxadão”, tem participação de Hungria e será acompanhada por um videoclipe disponibilizado no canal oficial do cantor a partir das 12h. Mesmo antes do lançamento, a música já virou hit nas redes sociais, com a prévia ultrapassando 2,5M de views no TikTok, Instagram e Youtube.
“Eletrofunk Raiz” é uma celebração deste subgênero do funk muito famoso em Goiás e diretamente ligado às festas de som automotivo. O disco tem oito faixas, sendo três lançadas já no primeiro semestre de 2024 e que viraram hits entre os fãs de funk brasileiro. Duas delas, “Senta Pro Bruto” (com participação de Luan Pereira) e “A Culpa Não É Minha” (com participação de Mc Kevin O Chris), entraram no Billboard Brasil Hot 100 – a segunda figura lá até hoje.
Autor de sucessos como “Vento Forte” (250M de streams), “Toma Tapa” (250M de streams) e “Comprei Um Lança” (150M streams), Mc Jacaré é um fenômeno nas redes sociais. Seus vídeos bem-humorados são sucesso instantâneo com seus 5,7 milhões de seguidores no total (2,1M só no TikTok) e garantiram algumas performances expressivas neste ano, com “Senta Pro Bruto” ficando entre as 50 músicas mais ouvidas no TikTok. Ao todo, as faixas já lançadas de “Eletrofunk Raiz” já somam 50 mil vídeos no TikTok e 130 mil Reels no Instagram.
Natural do bairro Urias Magalhães, na zona norte de Goiânia, Pedro Henrique (nome de batismo de Mc Jacaré) nasceu em uma família de violeiros, o que foi sua primeira influência nas artes. A música, porém, não foi a primeira escolha do ambicioso jovem Pedro para utilizar sua criatividade e tentar ganhar dinheiro. Ainda na pré-adolescência, ele começou no mundo da internet gravando vídeos de Minecraft. Foi daí, inclusive, que surgiu o apelido. “Eu tentei um monte de animais para fazer o nome do meu personagem no jogo que eu gravava e só sobrou Jacaré. Aí ficou para a carreira como cantor”, conta ele.
A falta dos equipamentos certos, porém, acabou encurtando a carreira de Mc Jacaré como streamer. Em 2016, ele começou a publicar suas primeiras músicas na internet. Não demorou muito para que paródias como “Pra Melhorar Meu Dia” (de “Dois Corações”, do trio Melim) e “Implorou pra Sentar” (de “Liberdade Provisória”, da dupla Henrique & Juliano) viralizassem e colocassem o cantor no radar da cena de funk brasileira. Seus primeiros lançamentos autorais, como “Comprei Um Lança” e “Senta pro Fazendeiro”, consolidaram rapidamente a carreira do cantor.
Mc Jacaré produz todas suas músicas em um estúdio em sua casa, em Goiânia. O espírito empreendedor o levou a criar o selo Croco Hits, para gerenciar sua carreira de forma independente. Em um futuro próximo, a ideia é utilizar a estrutura do selo para lançar novos talentos da região. “Espero fazer por novos cantores o que eu gostaria que tivessem feito por mim no início, fortalecendo a música de Goiás.”