Evento no CCBB RJ celebra a cultura afro-brasileira com mesas de conversas, exposições, oficinas artísticas e shows

Soul Pixta convida MC Marechal, Sant, DNASTY e Izy Castelano

A fim de celebrar a cultura afro-brasileira e suas variadas expressões artísticas no Mês da Consciência Negra, o Soul Pixta ocupa pela primeira vez o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ). De 27 a 30 de novembro, o público poderá participar de uma grande imersão gratuita na cultura urbana da cidade, com rodas de conversas, exposição virtual de artistas plásticos, oficinas de graffiti, dança e rimas e workshop de DJ.

No dia 27 (quarta), a partir das 16h, MC Marechal, um dos precursores das batalhas de MCs do Rio de Janeiro, participa da mesa redonda “Desafios e perspectivas das rodas culturais de hip hop no Rio de Janeiro” ao lado de Xandy MC e da produtora cultural Camilla Cattoi. O papo termina com pocket show da Negra Rê. Na quinta (28), a partir das 16h, tem workshop de grafitti com Edaz (Renata) e sessão musical com Faro MC, cria das batalhas do Méier. No dia 29 (sexta), o evento oferece workshop com o DJ Nino Leal e oficina de breakdance com Eduardo Reis Cavanha (B-Boy). Todas as atividades são gratuitas.

No sábado (30) o evento começa a partir das 10h e vai até a madrugada, com exposições, oficinas, shows e batalhas de rima. A partir das 20h30, se apresentam nomes como o rapper Sant, local de Pilares na Zona Norte do Rio de Janeiro com mais de 10 anos de carreira, a dupla angolana DNASTY, que reside no Brasil há mais de 10 anos e conquistou o público com seu trap afiado, além da cantora de R&B Izy Castelano. Ainda tem set do DJ DLMIX e pocket shows dos artistas independentes Da Flor MC, coletivo 1DV, Camuri e da P MUSIC. Mais de 15 MCs de todo o país vão disputar a batalha de rimas: Faro MC, Gordão ZN, Devilzinha, MT, Leal MC, Mr PAC ZN, Jhon’Z, Schuler, Mec Poke, WL, Lili (SP), Sereia BXD, OZ, Magali, Black MC e Pitanga. A apresentação fica por conta de Lis MC e Nyl MC.

As apresentações contarão com intérpretes de libras, ampliando e democratizando o lazer e a cultura hip hop para públicos diversos. Apenas para os shows (no sábado) haverá cobrança de ingressos, a preços populares, que podem ser emitidos pelo site do CCBB RJ – bb.com.br/cultura, onde também se encontra a programação completa. O evento é patrocinado pelo Banco do Brasil.

Criado em 2013, na pista de skate do aterro do Cocotá, na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio de Janeiro, o coletivo Soul Pixta contribui para o desenvolvimento social, econômico e cultural da região por meio de projetos que promovem a valorização de talentos locais destinados à cultura preta de rua, assim como ações beneficentes direcionadas à população em vulnerabilidade social. Mais informações em @soulpixtaoficial.

Sobre o CCBB RJ

Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro marca o início do investimento do Banco do Brasil em cultura. Instalado em um edifício histórico, projetado pelo arquiteto do Império, Francisco Joaquim Bethencourt da Silva, é um marco da revitalização do centro histórico da cidade do Rio de Janeiro. São 35 anos ampliando a conexão dos brasileiros com a cultura com uma programação relevante, diversa e regular nas áreas de artes visuais, artes cênicas, cinema, música e ideias. Quando a cultura gera conexão ela inspira, sensibiliza, gera repertório, promove o pensamento crítico e tem o poder de impactar vidas. A cultura transforma o Brasil e os brasileiros e o CCBB promove o acesso às produções culturais nacionais e internacionais de maneira simples, inclusiva, com identificação e representatividade que celebram a pluralidade das manifestações culturais e a inovação que a sociedade manifesta. Acessível, contemporâneo, acolhedor, surpreendente: pra tudo que você imaginar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *